Substâncias presentes no cacau demonstraram capacidade de evitar danos vasculares provocados por longos períodos sentado, revela pesquisa da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, publicada no Journal of Physiology.
Como o estudo foi conduzido
Os cientistas recrutaram 40 homens saudáveis, entre 18 e 45 anos. Todos permaneceram sentados por duas horas após ingerirem uma bebida à base de cacau.
Os voluntários foram divididos em dois grupos: um recebeu uma dose rica em flavonoides (695 mg) e outro, uma versão com baixo teor do composto.
Resultados
Participantes que consumiram a bebida concentrada mantiveram o fluxo sanguíneo normal e não apresentaram alterações na função vascular. Já o grupo que ingeriu o cacau com poucos flavonoides registrou redução do fluxo sanguíneo e aumento da pressão arterial diastólica.
O efeito protetor foi observado independentemente do nível de condicionamento físico dos voluntários. Até mesmo os mais ativos apresentaram piora vascular quando tomaram a versão pobre em flavonoides, destacou o pesquisador Sam Lucas.
Imagem: InspireNest
Outras fontes do composto
Maçãs, frutas vermelhas, nozes, chá-verde e vinho tinto também contêm flavonoides. Segundo a coautora Catarina Rendeiro, combinar esses alimentos com pequenas pausas durante o expediente pode ajudar a preservar a saúde dos vasos em um cotidiano cada vez mais sedentário.
Com informações de WizyThec

